Mercado de delivery cresce no Brasil: serviço ganha mais espaço com o coronavírus

March 23, 2020

 

 

Com um movimento de R$ 10 bilhões anuais, o mercado de delivery no Brasil segue em
ascensão no país. O que antes era dominado somente pelas pizzarias, hoje basta pegar o
celular, escolher o aplicativo de serviços e, depois de poucos cliques, receber de lanches
simples aos pratos requintados preparados por chefs renomados.


Segundo um levantamento do Sebrae, a maioria dos consumidores prefere locais que
ofereçam entrega em domicílio. Dos restaurantes e lanchonetes atendidos pela instituição,
metade oferece esse serviço, sendo que 12% nem possui loja física, seguindo a tendência
dark kitchens, como explicamos neste artigo.


Sendo assim, o mercado de delivery tornou-se cada vez mais requisitado, sobretudo com o
surgimento de aplicativos de entrega. Além de facilitar a vida do consumidor final, essas
novas empresas ‘empregam’ centenas de milhares de pessoas, que entregam os alimentos
em motos e até em bicicletas.


O boom do delivery acontece em meio a mudança de comportamento do consumidor.
Segundo especialistas do food service, a conveniência, falta de tempo e a facilidade
impulsionam a entrega de alimentos por aplicativo. O presidente da Associação Brasileira de
Bares e Restaurantes (Abrasel) de São Paulo, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo
afirma que, a tendência é mundial. “É um segmento que cresce exponencialmente. ”


Pandemia do coronavírus vai exigir mais delivery
As medidas de restrição impostas pelas autoridades brasileiras para conter o avanço do
novo coronavírus vão exigir mais do delivery. Isso porque bares, restaurantes e lanchonetes
terão de fechar ou funcionar com capacidade reduzida. A única forma autorizada de
funcionar, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, é realizando entregas por
aplicativo.


Esse momento delicado vai demandar mais desse tipo de serviço, afinal de contas a maioria
das pessoas está em casa. Por essa razão, é a chance de transformar a crise em
oportunidade. No entanto, para ter sucesso no delivery é importante seguir algumas dicas
que listamos. Veja abaixo:


1 - Divulgue ao cliente o serviço delivery
Nesse momento de pandemia, os clientes precisam saber que a empresa oferece delivery.
Sem gastar, é possível vincular o serviço com aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats
e Rappi. O único investimento é na divulgação em redes sociais, como Facebook, Instagram
e WhatsApp.

 

2 - Priorize a qualidade e a higiene
Mesmo sem o restaurante ou lanchonete aberto, priorize a qualidade dos pratos. O
consumidor, mais do que nunca, está de olho na higiene dos serviços oferecidos.
Dessa forma, redobre a atenção nas embalagens e oriente os entregadores a seguir as
orientações de distância social.


3 - Facilite o pagamento
Para evitar o contato muito próximo com o dinheiro ou com o entregador, é importante
priorizar certos meios de pagamentos, como pagamentos diretamente pelo aplicativo ou
transferência bancária. O iFood já oferece esse tipo de opção.


4 - Padronize os processos
Qualquer restaurante ou lanchonete deve padronizar os processos, sobretudo neste tempo
em que o delivery vai crescer. Da elaboração dos pratos ao empratamento, a padronização
aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos serviços.


A Engefood disponibilizou um time online para conversar com empreendedores para evitar
perdas em tempos de crise neste número: (11) 4225-9400. Nesse atendimento, você conta com uma assessoria especial dos colaboradores, que podem sugerir soluções para reduzir possíveis perdas e transformar essa crise em oportunidades.
com uma assessoria especial dos colaboradores, que podem sugerir soluções para reduzir
possíveis perdas e transformar essa crise em oportunidades.

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