Os benefícios da tecnologia na cozinha profissional

April 22, 2020

 

O setor food service ganhou a tecnologia como grande aliada nos últimos anos. Com ela, as cozinhas profissionais ficaram mais produtivas, geraram economia em gastos e reduziram significativamente o desperdício de alimentos. 

 

Além desses, a tecnologia proporciona outros demais benefícios para redes de restaurantes, hospitais, hotelaria, fast food, entre outros do setores. Para entender um pouco mais dessas vantagens, leia este artigo até o final.

 

Qualidade e produtividade são duas palavras que cabem nas cozinhas profissionais graças à tecnologia. Isso porque é possível automatizar técnicas, padronizar processos e conservar os alimentos com equipamentos modernos. 

 

No passado, o empreendimento tinha de escolher apenas uma das duas. Hoje a realidade mudou, como já mostramos o caso de sucesso da Mr Cheney, que assim como outros negócios gastronômicos experimentam essa realidade mais que benéfica.

 

Por outro lado, muitas cozinhas profissionais brasileiras ainda são bastantes precárias, com equipamentos ultrapassados e condições antigas. Nessa crise do coronavírus, empresas tiveram grandes perdas por não terem tecnologia em seus processos. 

 

Dessa forma, é quase obrigatório o investimento em tecnologia nas cozinhas profissionais. Logo abaixo listamos e explicamos os benefícios que ela traz para as empresas.

 

Produtividade

Gerir uma cozinha profissional exige tempo e dedicação. Para tudo funcionar desde a qualidade do alimento à satisfação do consumidor, a produtividade deve estar em dia.

 

Nesse caso, a tecnologia na cozinha profissional proporciona alta produtividade com os equipamentos modernos que exigem menos mão de obra.

 

Como eles podem ser programados até mesmo a distância (grau de cocção, temperatura, entre outras configurações), os colaboradores focam na qualidade do preparo e finalização.

 

Sem contar que a alta produtividade reduz a rotatividade dos negócios, problema relatado por grandes empresários no setor de alimentação.

 

Conservação

Por meio da tecnologia, a cozinha profissional consegue incluir processos modernos de conservação, como sous vide e cook & chill.

 

No sous vide, o cozimento é realizado em embalagens plásticas com embaladoras em atmosfera controlada e alta barreira de resistência térmica.

 

Já o cook & chill o cozimento e o resfriamento são realizados em fornos combinados de alta performance. Essa técnica, por exemplo, consegue aumentar a vida útil do produto in natura em até 180 dias sem afetar a qualidade e a textura do mesmo.

 

Nesta crise, o congelamento tem sido uma das alternativas de cozinhas profissionais para reduzir as perdas de produtos. Entenda um pouco mais sobre comida congelada.

 

Padronização

Com um consumidor cada vez mais exigente e setor de franquias em plena expansão, a padronização é o ideal.

 

Os equipamentos modernos permitem o empreendedor padronizar receitas e processos. 

Dessa forma, tanto o restaurante de São Paulo quanto da Paraíba terá o mesmo sabor, consistência e qualidade, se o empreendedor quiser.

 

Segurança alimentar

A qualidade de um produto não está apenas em seu sabor ou textura. Pelo contrário, a segurança alimentar é um dos pilares mais exigido pelo consumidor moderno.

 

Graças à tecnologia hoje as cozinhas profissionais realizam técnicas a fim de conservar ou finalizar os alimentos de forma que mantenham a mesma qualidade e nutrientes.

 

Economia e redução de desperdício

Além de todos esses benefícios, as cozinhas profissionais que investem em tecnologia experimentam economia significativa em custos como água, óleo, gás e energia.

 

Nos restaurantes, por exemplo, o uso da água é indispensável, por isso o ideal é minimizar o uso, uma vez que é um dos maiores gastos.

 

Para limpeza de utensílios e pratos, as lavadoras de louças chegam a lavar 18 pratos com apenas 2,4 litros de água. Se fosse no processo manual, o gasto seria muito maior.

 

O desperdício de alimentos também é um dilema enfrentado por negócios culinários.

Infelizmente, o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiça alimentos no mundo.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o investimento em tecnologia está entre as principais ações no combate ao desperdício.

 

Em cozinhas profissionais, não é diferente: os equipamentos ultramodernos, como fornos combinados, ultracongeladores, processadores e trituradores de lixo orgânico têm são responsáveis por reduzirem significativamente o desperdício. 

 

Como resultado, os negócios minimizam o impacto ambiental e ainda aumentam seus lucros.

 

A Engefood te ajuda a modernizar a cozinha do seu negócio

Líder no mercado, a Engefood moderniza cozinhas profissionais com equipamentos ultramodernos. Além de produtos referenciados, possui:

  • Atendimento diferenciado;

  • Suporte personalizado;

  • Treinamento exclusivo.

Ao investir em tecnologia, a cozinha do seu negócio ganha:

  • Eficiência;

  • Independência;

  • Produtividade;

  • Padronização;

  • Qualidade;

  • Segurança alimentar.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e veja qual é a melhor solução para o seu negócio.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dica de filme: Gosto se discute

October 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags