Tecnologia promove revolução na produção de alimentos congelados

October 1, 2020

 

Tecnologia promove revolução na produção de alimentos congelados.

 

A tecnologia fez grandes mudanças em diversas áreas ao longo das últimas décadas. Não poderia ser diferente na indústria alimentícia com suas inovações com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e promover o consumo consciente dos alimentos. Uma das principais revoluções que ela provocou na cozinha foi na produção de alimentos congelados. Se antes eles eram sinônimos de qualidade duvidosa, hoje são a nova tendência do mercado.

 

De acordo com o estudo da Consumer Watch Express Shopper da Kantar Worldpanel, o Brasil é o país com o maior número de consumidores de alimentos congelados. O estudo mostra que os brasileiros gostam da praticidade que esse tipo de refeição oferece. Isso não significa, no entanto, que sejam os tradicionais industrializados. A tendência agora é de alimentos congelados saudáveis, com o mesmo sabor, textura e nutrientes.

 

Os alimentos congelados saudáveis estão em ascensão justamente por oferecer praticidade e ainda não interferir na qualidade dos mesmos. Tudo isso é resultado da mudança de hábitos do brasileiro e de seu poder aquisitivo. Esse tipo de refeição ajuda na economia de tempo, elimina tarefas cansativas e reduz o desperdício de comida. 

 

Essa tendência vem acompanhada de uma grande oportunidade para as empresas do ramo se atualizarem e ampliarem seu mercado consumidor. Além disso, ela coincide com a popularidade de dietas vegetarianas, veganas, sem glúten ou restritivas.

 

Produzir alimentos congelados de qualidade tornou-se possível graças à tecnologia. Com os equipamentos certos e técnicas de conservação, restaurantes, resorts e marcas de produtos congelados conseguem congelar alimentos pré-cozidos em grande escala sem afetar a qualidade, mantendo seus nutrientes, sabor e textura.

 

Outro ganho que os alimentos congelados tiveram com a tecnologia foi a segurança alimentar. Os equipamentos modernos que resfriam ou congelam os produtos possuem técnicas que asseguram a qualidade dos produtos. Sem contar que aumenta a produtividade dentro da cozinha e a vida útil do alimento, reduzindo o desperdício.

 

A tecnologia dentro das cozinhas profissionais

A revolução na produção de alimentos congelados aconteceu graças aos equipamentos tecnológicos que hoje estão à disposição das cozinhas profissionais: os resfriadores e ultracongeladores modernos transformaram o setor de food service.

 

Com a linha de resfriadores e ultracongeladores Irinox, o alimento não sofre alteração no gosto ou na textura e proporciona comida sempre fresca e com qualidade. É possível resfriar ou congelar qualquer tipo de alimento - de frutas à pratos completos pré-cozidos. 

Confira como eles funcionam:

 

Multifuncionais

Os equipamento multifuncionais possuem mais de 8 aplicações distintas e ainda contam com exclusiva tecnologia de resfriamento: a câmara atinge de +85ºC a -40ºC, garantindo a qualidade e o frescor dos alimentos.

Entre os seus principais benefícios estão:

• Resfriamento a +30ºC no núcleo do alimento em até 90 minutos.

• Congelamento a -18ºC núcleo do alimento em até 240 minutos.

• Preserva todas as características do alimento.

• Fermentação controlada.

• Pasteurização com controle preciso de temperatura.

• Possui ciclos específicos para confeitaria e chocolate.

• Regenera e conserva a temperatura que desejar.

• Descongela de forma adequada em menos tempo.

• Alta produtividade com baixo consumo de energia.

• Disponível em diversos tamanhos para atender aos mais variados volumes de produção.

 

Convencionais

Os resfriadores da Engefood resfriam e congelam os alimentos atingindo o núcleo de até +3ºC ou -18ºC, atravessando rapidamente a faixa de temperatura de +90ºC a +70ºC, o que garante a qualidade e o aspecto perfeito dos produtos. Tecnologia indispensável para processos Cook Chill e Cook Freeze.

 

Entre os seus principais benefícios estão:

• Resfriamento a +3ºC no núcleo do alimento em até 90 minutos.

• Congelamento a -18ºC núcleo do alimento em até 240 minutos.

• Preserva todas as características do alimento.

• Alta produtividade com baixo consumo de energia.

• Disponível em diversos tamanhos para atender aos mais variados volumes de produção.

 

Conservadores

Os equipamentos de conservação são projetados para receber os alimentos já na temperatura adequada. Sua função principal é a manutenção dessa temperatura pelo tempo que for necessário.

Entre os seus principais benefícios estão:

 

• Solução com umidade controlada, principalmente para produtos de confeitaria e chocolate.

• Para outros produtos específicos, é importante verificar o controle de umidade.

Fale com um dos consultores da Engefood e descubra qual é a melhor solução para o seu negócio.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dica de filme: Gosto se discute

October 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags